TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Atualizada em 10 de Julho de 2024.

Este documento estabelece os termos e as condições aplicáveis ao uso do site https://hrpservicos.com.br/, os quais nos ajudam a definir a relação da HRP Serviços com os nossos usuários e visitantes, na medida da interação destes com os nossos serviços.

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam o nosso site. Ao fazêlo, agimos na qualidade de controladores desses dados e estamos sujeitos às disposições da lei federal n. 13.709/ 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).

Nós cuidamos da proteção de seus dados pessoais e, por isso, disponibilizamos esta política de privacidade, que contém informações importantes detalhadas nos seguintes tópicos:

  1. Declaração de Privacidade;
  2. Quais as informações pessoais que coletamos;
  3. Finalidades e base legais;
  4. Sobre o compartilhamento e cessão de informações
  5. Segurança da informação
  6. Direito dos Titulares;
  7. Término de Tratamento;
  8. Encarregado de Dados Pessoais (DPO);
  9. Mudanças na Política de Privacidade;
  10. Disposições Finais.

1. Declaração de Privacidade

A HRP Serviços sabe o quanto é importante conhecer e estar seguro sobre a utilização dos dados pessoais que tem em seu poder. Por isso, nos preocupamos em esclarecer e explicar a nossa Política de Privacidade.

Nós reconhecemos a necessidade de proteção e de gerenciamento adequado das informações pessoais coletadas em nosso site. A presente Política de Privacidade auxiliará a compreender quais os tipos de informações que podemos coletar, como essas informações poderão ser utilizadas, com quem as informações poderão ser compartilhadas e quais os direitos dos titulares no que diz respeito à proteção de seus dados pessoais.

2. Quais são as informações pessoais que coletamos

As informações pessoais que obtemos podem ser coletadas das seguintes formas:

Site: Informações pessoais são coletadas no momento que o usuário interage em nosso site por meio de formulário de contato, demonstrando ativamente interesse. Essas informações pessoais incluem o nome, empresa que representa, cargo, telefone e e-mail. Quando o usuário acessa o nosso site, passamos conhecer automaticamente seu endereço público de protocolo da Internet - IP (Internet Protocol), a fim de obter informações que nos auxiliam a identificar exclusivamente sobre identificação/momento de seu acesso ao site, navegador e sistema operacional utilizado. O endereço IP se trata de um rótulo numérico atribuído a cada dispositivo conectado à internet. Ao coletar as informações, o usuário escolhe dar, ou não, o consentimento para o tratamento destes dados para envio de retorno de contato. O usuário do nosso portal não é obrigado em hipótese alguma a fornecer qualquer dado pessoal para navegar nas páginas do site, de modo que qualquer informação é fornecida por livre e espontânea vontade. Somente é necessária à coleta de dados básicos quando o usuário desejar o retorno de seu contato. Todas as informações pessoais são colhidas de maneira justa e não invasiva, com o seu consentimento voluntário. As informações pessoais não são acessíveis a nenhuma pessoa fora da função específica para a qual foram coletadas. Caso seja necessária à coleta de demais dados pessoais, tomaremos o devido cuidado de coletar a sua autorização para tanto e avisá-lo sobre tal ação.

Canais de atendimento: O usuário poderá entrar em contato por meio de e-mail. Os dados pessoais são coletados com o objetivo de identificar o usuário, bem como para atender sua solicitação. Esses podem incluir, dentre outros, o nome, e-mail e telefone. Além destes, coletamos qualquer dado pessoal que seja informado espontaneamente pelo usuário.

Cookies: Dados pessoais podem ser coletados por meio de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de Cookies.

Cadastro Parceiros: Podemos ter acesso a dados pessoais compartilhados por nossos parceiros comerciais no momento do cadastro. Os dados pessoais coletados são: nome, cargo, e-mail e telefone. Além destes, coletamos qualquer dado pessoal que seja informado espontaneamente pelo parceiro.

Contratos: Quando o cliente adquire um de nossos produtos ou contrata um dos nossos serviços, coletamos os dados necessários para a confecção do contrato e emissão de recibo ou nota fiscal. Estes dados são, entre outros, o e-mail para contato e eventual envio de Nota Fiscal Eletrônica, nome, CPF, CNPJ, Razão Social, Nome completo do Responsável, Telefone, Endereço comercial completo com CEP, Bairro, Cidade e Estado e a Inscrição Estadual quando aplicável.

Colaboradores: Coletamos dados pessoais de nossos colaboradores para registro, assinatura do contrato de trabalho e atendimento à legislação trabalhista.

3. Finalidades e bases legais

Relacionamos a seguir as finalidades e bases legais dos tratamentos de dados da HRP Serviços:

Fins Base legalBase legal
Facilitar a comunicação com você (inclusive em casos de emergência e para fornecer a você informações solicitadas).Justifica-se com base em nossos interesses legítimos de assegurar comunicação e gestão de emergências adequadas na organização.
Cumprir requisitos legais.Necessário para a conformidade com uma obrigação legal à qual estamos sujeitos.
Monitorar o uso que você faz dos nossos sistemas (incluindo monitorar o uso do nosso site e de quaisquer aplicativos e ferramentas que você utilizar).Justifica-se com base nos nossos interesses legítimos de evitar não conformidades e proteger nossa reputação.
Escuta social (identificando e analisando o que está sendo dito sobre a HRP Serviços nas mídias sociais [somente conteúdo acessível publicamente] a fim de perceber sentimento, intenção, disposição e tendências de mercado, além das necessidades de nossos stakeholders para, dessa forma, melhorar nossos serviços.)Justifica-se com base em nossos legítimos interesses em proteger nossos ativos e nossa marca nas mídias sociais.
Melhorar a segurança e o funcionamento do nosso website, aplicativo, redes e informações.Justifica-se com base em nossos legítimos interesses de assegurar que você terá uma experiência de usuário excelente e que nossas redes e informações são seguras.
Realizar análises de dados, isto é, aplicar analytics em operações e dados do negócio para descrever, prever e melhorar o desempenho do negócio dentro da HRP Serviços e/ou proporcionar uma melhor experiência de usuário (mais detalhes sobre como usamos analytics em nosso site são encontrados em nossa Política de Cookies).Justifica-se com base em nossos interesses legítimos de assegurar o funcionamento adequado das nossas operações de negócios.
Oferecer nossos produtos e serviços para você (a menos que você tenha mostrado objeção em relação a tal tratamento).Justifica-se com base em nossos legítimos
interesses de garantir que podemos conduzir e melhorar nosso negócio
Entrega de informações necessárias aos órgãos governamentaisPara cumprimento de uma obrigação legal

Apenas nos baseamos em nosso legítimo interesse para finalidades específicas. Estes tratamentos de dados pessoais não se sobrepõem de forma alguma aos interesses, direitos e liberdades dos titulares de dados pessoais.

4. Sobre o compartilhamento e cessão de informações

A HRP Serviços não tem como prática a divulgação de informações que podem identificar o usuário e jamais compartilha informações ou vende e aluga esses dados pessoais a terceiros. Estes dados são de uso exclusivo interno da empresa para atingir as finalidades expressas no item anterior.

Os dados poderão ser compartilhados com terceiros apenas nas seguintes condições:

Alguns dos prestadores de serviços mencionados acima podem estar localizados no exterior e, nesse caso, a HRP Serviços adota salvaguardas adicionais para a garantia de um nível adequado de proteção de dados pessoais, de acordo com o disposto na legislação brasileira pertinente.

Uma vez que o usuário/visitante deixe o site da HRP Serviços ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, o usuário/visitante não será mais regido por essa Política de Privacidade.

Ao clicar em links no site da HRP Serviços, o usuário/visitante pode ser redirecionado para fora do nosso site. Neste sentido, informamos que não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e que incentivamos a todos os usuários/visitantes a ler as declarações de privacidade dos referidos sites.

5. Segurança da Informação

Para assegurar-se de que as suas informações pessoais estão seguras, nós comunicamos as nossas diretrizes de privacidade e segurança aos funcionários e parceiros comerciais da HRP Serviços e seguimos estritamente as medidas de precaução com relação à privacidade dentro da empresa.

Nós nos empenhamos em proteger as suas Informações pessoais, e aquelas confiadas a nós pelos nossos clientes, por meio de medidas físicas, técnicas e organizacionais pautadas nas melhores práticas recomendadas que visem reduzir os riscos de perda, mau uso, acesso não autorizado, divulgação, alteração e destruição indevida destes dados.

Entretanto, embora adotemos elevados padrões de segurança a fim de evitar incidentes, não há nenhuma página virtual inteiramente livre de riscos. Nesse sentido, a HRP Serviços não se responsabiliza por:

6. Direitos dos Titulares

Os Titulares de dados pessoais têm alguns direitos no que se refere aos seus dados pessoais e podem exercêlos entrando em contato conosco por meio do e-mail: dpo@hrpservicos.com.br.

São direitos dos titulares:

A HRP Serviços sempre avaliará a melhor forma de cumprir a solicitação de exercício de algum de seus direitos. No entanto, a HRP Serviços poderá deixar de atender a sua solicitação, total ou parcialmente, em situações específicas resguardadas pela legislação, como, por exemplo, para o cumprimento de uma obrigação legal ou um o contrato que mantém com você.

Ressaltamos a importância de manter seus dados pessoais precisos e atualizados. Para tanto, mantenha a HRP Serviços sempre informada se seus dados pessoais mudarem ou estiverem incorretos.

Por motivos de segurança, para as requisições que sejam feitas por meio do e-mail dpo@hrpservicos.com.br, a solicitação será atendida quando tivermos certeza da identidade do usuário. Sendo assim, poderemos solicitar dados ou informações adicionais para a confirmação da identidade e da autenticidade do titular. Estes dados e informações serão protegidos durante período de armazenamento e eliminados, tão logo esgotada a finalidade de confirmação da identidade do titular.

7. Término de Tratamento

Esta Política de Privacidade se aplica às circunstâncias acima mencionadas durante todo o período em que a HRP Serviços armazenar os dados pessoais. Nós armazenamos e mantemos suas informações: (a) pelo tempo exigido por lei; (b) até o término do tratamento de dados pessoais, conforme mencionado abaixo; ou (c) pelo tempo necessário a preservar o legítimo interesse da HRP Serviços. Assim, trataremos seus dados, por exemplo, durante os prazos prescricionais aplicáveis ou enquanto necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nos seguintes casos: (a) quando a finalidade para qual o dado pessoal foi coletado for alcançada, e/ou os dados pessoais coletados deixarem de ser necessários ou pertinentes ao alcance de tal finalidade; (b) quando o Titular solicitar a exclusão de seus dados; e (c) quando houver uma determinação legal neste sentido.

Nos casos de término de tratamento de dados pessoais, ressalvadas as hipóteses estabelecidas pela legislação aplicável ou pela presente Política de Privacidade, os dados pessoais serão eliminados.

8. Encarregado de Dados Pessoais (DPO)

A HRP Serviços disponibiliza abaixo os dados de contato do Encarregado de Dados Pessoais (DPO), sendo este o responsável por atender toda e qualquer solicitação por parte dos titulares ou da Autoridade Nacional, que estejam relacionados com dados pessoais.

Para qualquer dúvida, solicitação ou reclamação referente ao tratamento de dados pessoais, favor entrar em contato com o nosso Encarregado de Dados Pessoais:

Thiago Takaki - dpo@hrpservicos.com.br

Se, apesar do nosso compromisso e esforços para proteger seus dados, você achar que seus direitos de proteção de dados não foram atendidos, solicitamos que entre em contato com o nosso DPO. Além disso você tem o direito, a qualquer momento, de registrar uma queixa diretamente com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, caso entenda que os direitos sobre os seus dados pessoais foram infringidos.

9. Mudanças na Política de Privacidade

A HRP Serviços se reserva no direito de atualizar ou modificar esta Política, em qualquer época, ao seu exclusivo critério e sem aviso prévio. No entanto, publicaremos sempre a nova versão revisada em nosso website, surtindo efeito imediatamente após sua publicação. Caso existam alterações na forma em que tratamos os dados pessoais, você será informado para verificar se pretende continuar utilizando nossos serviços. Recomenda-se, então, a revisão dessa Política periodicamente, a fim de se manter a par de eventuais atualizações e modificações. No caso de a nossa marca ser adquirida por ou fundida a outra empresa, as informações dos usuários/visitantes podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a prestar serviços ao público.

10. Disposições Finais

A HRP Serviços ressalta que entender essa Política é importante porque, ao usar nossos serviços, você está concordando com eles.

Última atualização: 10/07/2024.

Help Desk - Caso precise de informações adicionais a respeito do Site ou desta Política de Privacidade, por favor, entre em contato conosco através do seguinte endereço: suporteti@hrpservicos.com.br.


POLÍTICA DE COOKIES

Atualizada em 10 de Julho de 2024.

A presente Política de Cookies é um documento complementar à Política de Privacidade da HRP Serviços. Aqui você encontrará informações objetivas e claras sobre: o que são Cookies; por que usamos Cookies; como os Cookies são utilizados pela HRP Serviços; se são utilizados Cookies de terceiros; quais outras tecnologias de rastreamento são utilizadas; como configurá-los no seu navegador, caso não queira Cookies; e disposições finais.

Nosso site usa cookies para melhorar o desempenho e aprimorar a sua experiência de navegação. Certas áreas do nosso site também utilizam cookies para entender mais sobre você, para que possamos oferecer uma experiência de navegação mais personalizada. Ao continuar a usar este website, você toma conhecimento de que nós poderemos instalar cookies ou outras tecnologias similares em seu equipamento, inclusive dispositivo móvel.

O que são cookies?

Cookies são pequenos arquivos, contendo algumas poucas informações sobre seu acesso, e que são baixados para seu computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet quando você visita um site. Eles contêm informações sobre a sua navegação nas páginas e retêm apenas informações relacionadas às suas preferências. Estes arquivos permitem ao site reconhecer o seu equipamento e registrar sua interação nas páginas do próprio site. Essas páginas conseguem armazenar e recuperar os dados sobre os seus hábitos de navegação, de forma a melhorar a experiência de uso, por exemplo. É importante frisar que eles não contêm informações pessoais específicas, como dados sensíveis ou bancários. O seu navegador armazena os cookies no disco rígido, mas ocupam um espaço de memória mínimo, que não afetam o desempenho do seu computador. A maioria das informações são apagadas logo ao encerrar a sessão. O termo “cookie” pode ser usado para descrever uma série de tecnologias, incluindo, mas não se limitando a pixel tags, web beacons e identificadores de dispositivo móvel.

Por que usamos cookies?

Os cookies exercem muitas tarefas diferentes, como otimizarsua navegação pelas páginas, lembrarsuas preferências, e personalizar sua experiência durante a navegação. Eles ainda ajudam a garantir que os anúncios e outros conteúdos que você acessar online são relevantes para você. Além disso, são utilizados para coletar dados estatísticos. A HRP Serviços utiliza Cookies para fornecer a melhor experiência de uso, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação. Os Cookies participam deste processo porquanto armazenam, leem e executam os dados necessários para cumprir com o nosso objetivo.

Como os Cookies são utilizados pela HRP Serviços?

A HRP Serviços utiliza os seguintes tipos de Cookies:

Cookies Essenciais - Os cookies essenciais são necessários para o funcionamento dos Sites e prestação dos serviços a você. Sem estes cookies, os Sites não funcionarão tão bem como nós gostaríamos e podemos não ser capazes de fornecer determinados serviços ou recursos a eles associados.

Cookies Analíticos/Estatísticos - Os cookies analíticos coletam informações sobre a utilização dos Sites, permitindonos aperfeiçoar o seu funcionamento. Os cookies analíticos, por exemplo, mostram-nos quais são as páginas mais visitadas nos Sites, ajudam-nos a registar quaisquer dificuldades que os usuários sintam na navegação nos Sites, e mostram-nos se a nossa publicidade é eficaz ou não.

Cookies de Publicidade/Marketing - Os cookies de publicidade são utilizados para fins de marketing, permitindo o direcionamento dos anúncios que aparecem para você com base nos seus interesses. O objetivo é tornar o conteúdo publicitário mais relevante para você, melhorar os relatórios sobre o desempenho da campanha e evitar a exibição de anúncios que você já viu.

Dentro destas três categorias, os cookies podem ser classificados como cookies “de sessão” ou “persistentes”. Cookies “de sessão” são temporários e, uma vez que você fechar a janela do navegador, eles serão excluídos de seu dispositivo.

Os cookies “persistentes” permanecem no seu dispositivo até sua data de expiração e são usados pelo site para reconhecer seu dispositivo quando você voltar.

É importante lembrar que você pode gerenciar a permissão concedida para Cookies não essenciais em seu navegador. Além disso, uma vez que os Cookies capturam dados sobre você, aconselhamos a leitura de nossa Política de Privacidade.

Vocês usam cookies de terceiros?

Alguns cookies que usamos são de outras empresas, como Google Analytics, para nos prover inteligência analítica sobre nossos sites. Estas companhias usam códigos de programação para coletar informações sobre sua interação com nossos sites, como as páginas que você visita, os links nos quais você clica e por quanto tempo você permanece conectado em nossos sites. Este código fica ativo somente enquanto você estiver no site da HRP Serviços.

Que outras tecnologias de rastreamento utilizamos?

Podemos também usar web beacons (inclusive pixels de conversão) ou outras tecnologias para fins semelhantes, e podemos incluí-los em nossos sites, em mensagens de e-mail de marketing ou em nossos boletins informativos e websites de afiliadas, para determinar se as mensagens foram abertas e se os links foram clicados. Os web beacons não instalam informações em seu dispositivo, mas podem trabalhar em conjunto com os cookies para monitorar a atividade do site. Pixels de conversão são pequenos códigos localizados numa página web em particular que são alterados quando alguém visita a página, resultando num aumento da contagem de conversão.

E se eu não quiser os cookies?

Ao utilizar nosso site, você concorda que nós podemos instalar cookies em seu dispositivo, conforme explicado abaixo. No seu primeiro acesso, ao abrir a página inicial da HRP Serviços, surgirá um “banner de cookies” informando sobre a utilização de cookies em nosso site e solicitando o seu consentimento para instalação e uso. Dessa maneira, não apenas solicitamos sua concordância, mas também informamos que a navegação continuada em nosso site será entendida como consentimento. Apesar da maioria dos navegadores estar inicialmente configurada para aceitar cookies de forma automática, você pode rever suas permissões a qualquer tempo e sem nenhum custo, de forma a bloqueá-los, aceitá-los ou ativar notificações para quando alguns cookies forem enviados ao seu dispositivo

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Disposições Finais

Para a HRP Serviços, a privacidade e confiança são fundamentais para a nossa relação com você. Estamos sempre nos atualizando para manter os mais altos padrões de segurança. Assim, reservamo-nos no direito de alterar esta Política de Cookies a qualquer tempo. As mudanças entrarão em vigor logo após a publicação, e você será avisado.

Ao continuar a navegação nas nossas aplicações após essa mudança se tornar eficaz, você concorda com elas.

Aconselhamos que você sempre verifique esta Política, bem como a nossa Política de Privacidade.

Em caso de dúvidas acerca desta Política de Cookies, por favor contate-nos por meio do e-mail: dpo@hrpservicos.com.br.

Cookies que utilizamos em nosso site

Cookies Essenciais (Necessários):

Cookies Analíticos:

Cookies de Marketing:


POLÍTICA DA QUALIDADE

INTRODUÇÃO

O conteúdo desta Política é do conhecimento de todos na HRP Serviços e tem caráter obrigatório para toda a organização, sendo da responsabilidade de cada um dos funcionários desenvolver a sua atividade em consonância com estes requisitos.

A forma como a satisfação do cliente é assegurada, decorre da política e objetivos da qualidade definidos, da estrutura do sistema concebido para lhes dar cumprimento, designadamente através do controle e documentação dos seus processos principais, na adequação dos recursos humanos e materiais e na observância de todas as exigências da norma internacional ISO 9001:2015, que se toma como referência para a implementação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade da HRP Serviços.

OBJETIVOS

A Política da Qualidade da HRP Serviços tem o objetivo de reforçar o compromisso que a organização declara para com suas partes interessadas, assim como estabelecer os limites dentro dos quais os objetivos da qualidade se circunscrevem, determinando a maneira como eles serão priorizados, tratados e buscados.

CONCEITOS E SIGLAS

BSC: “Balanced Scoredcard” é um modelo de gestão estratégica com o objetivo de mensurar o desempenho e o progresso de uma empresa. É uma ferramenta de gestão muito utilizada para metas a longo prazo que se baseia em quatro perspectivas: financeira, mercado, processos internos e aprendizado.

Due Diligence: É um processo de investigação e análise de informações de uma determinada empresa e/ou assunto. Seu principal objetivo é averiguar a situação de uma organização em operações societárias, como aquisição, fusão, incorporação ou parcerias, de forma a mapear, monitorar e antecipar potenciais riscos.

Eficácia: Medida em que as atividades planejadas foram realizadas e conseguidos os resultados planejados.

Eficiência: Relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados.

POL: Política Institucional

QUA: Área de Qualidade

Qualidade: Grau de atendimento de requisitos, dado por um conjunto de características intrínsecas (características permanentes).

Requisito: Necessidade ou expectativa expressa, geralmente implícita ou obrigatória.

Satisfação do cliente: Percepção do cliente quanto ao grau de satisfação dos seus requisitos.

SGQ: Sistema de Gestão da Qualidade

DIRETRIZES

Introdução

A Política da Qualidade foi definida de acordo com os propósitos da Instituição e comprometimento da Alta Direção da HRP Serviços em atender aos requisitos aplicáveis e de suas partes interessadas, demonstrado em Planejamento Estratégico, com definição de objetivos mensuráveis, disponibilização de recursos e mecanismos de análise visando a melhoria contínua da eficácia do SGQ.

A HRP Serviços compromete-se na definição e adoção da Política da Qualidade aqui constituída pelo compromisso de, no desenvolvimento das atividades de prestação de serviços, fornecer serviços de elevada qualidade, com o foco principal na satisfação das expectativas do cliente, que determina a tomada de decisões no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

A Política da Qualidade da HRP Serviços passa pelo atendimento aos seguintes objetivos:

MELHORIA CONTÍNUA DA EFICÁCIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

AUMENTO DE COMPETÊNCIA DOS RECURSOS HUMANOS

AUMENTO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

E pelos seguintes compromissos:

Escopo

Prestação de serviços nas áreas de saúde e educação a partir da atuação de um núcleo de serviços integrados.

Divulgação

A presente Política é divulgada através de treinamentos internos periódicos, comunicação em quadro de avisos / mural e comunicação eletrônica (pastas em rede e/ou nuvem), sendo avaliada e revisada, se aplicável, visando a adequação ao contexto da instituição.

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

O SGQ da HRP Serviços é implantado e mantido pela área da Qualidade (QUA), conforme compromisso da Alta Direção e com corresponsabilidade de cada liderança da empresa (gerentes e coordenadores), visando assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente e o desempenho dos processos com foco na melhoria contínua.

O Sistema de Gestão da Qualidade foi planejado com objetivo de:

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional e os procedimentos documentados da HRP Serviços estabelecem as interrelações, as responsabilidades e as autoridades do pessoal que administra, desempenha e verifica as atividades do SGQ, buscando conformidade dos serviços com foco na satisfação do cliente e partes interessadas.

A área de Qualidade (QUA) é o setor de suporte que assegura a padronização, a implantação e a manutenção do SGQ, promovendo a integração dos requisitos e aplicação das ferramentas de gestão compatíveis com o contexto institucional e necessárias para o alcance dos objetivos pretendidos.

Com base na norma NBR ISO 9001:2015, as responsabilidades e autoridades para papéis pertinentes são atribuídos, comunicados e entendidos conforme matriz a seguir.

Considerando: R: Responsável / C: Co-responsável

Requisitos NormativosAlta DireçãoLiderançasColaboradores
1.0 EscopoRR-
2.0 Referência NormativaCC-
3.0 Termos e DefiniçõesRR-
4.0 Contexto da OrganizaçãoRR-
4.1 Entendendo a Organização e seu contextoRRR
4.2 Necessidades e expectativas das partes interessadasRRR
4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidadeRCC
4.4 O sistema de gestão da qualidade e seus processosRCC
5.0 LiderançaRRC
5.1 Liderança e comprometimentoRR-
6.0 PlanejamentoRRC
6.1 Ações para abordar riscos e oportunidadesRRR
6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-losRRR
6.3 Planejamento de MudançasRRR
7.0 ApoioRRC
7.1 RecursosRCC
7.2 CompetênciaRRR
7.3 ConscientizaçãoRRR
7.4 ComunicaçãoRRC
7.5 Informação documentadaCRR
8.0 OperaçãoCRR
8.1 Planejamento e controle operacionaisCRR
8.2 Requisito para produtos e serviçosCRR
8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviçosRRR
8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamenteRRC
8.5 Produção e provisão de serviçoRRR
8.6 Liberação de produtos e serviçosRRR
8.7 Controle de saídas não conformesCRR
9.0 Avaliação de desempenhoRRC
9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliaçãoRR-
9.2 Auditoria InternaCRR
9.3 Análise Crítica pela DireçãoRRC
10.0 MelhoriaRRR
10.2 Não conformidade e ação corretivaCRR
10.3 Melhoria ContínuaRRR

Gestão de Recursos

São determinados e disponibilizados recursos necessários para o estabelecimento, implantação, manutenção e melhoria contínua do SGQ considerando a viabilidade de recursos internos e necessidade de obtenção de provedores externos.

A HRP Serviços dispõe de infraestrutura necessária para atender ao escopo do seu negócio, buscando adequação com os requisitos legais, visando atender de forma plena as expectativas dos clientee e parceiros, garantindo a operação e controle de seus processos e conformidade de produtos e serviços.

As instalações físicas da HRP Serviços (“escritório”) são gerenciadas pela área Administrativa que define, em reuniões multisetoriais, eventuais projetos para adequações e modernizações, envolvendo as áreas pertinentes (aprovação da Alta Direção) e com base em previsão orçamentária definida anualmente.

O nível de processos informatizados é alto, com disponibilização de equipamentos, serviços de apoio e softwares adequados ao desenvolvimento dos serviços, possibilitando agilidade e qualidade no atendimento aos clientes (e outros stakeholders) e na operação da gestão administrativa, através de suporte da área de Tecnologia da Informação.

As pessoas são selecionadas de acordo com a atribuição de responsabilidades formais previstas nas descrições de cargos, com base na formação educacional, capacitação, habilidades e competências requeridas.

São promovidos treinamentos internos de sensibilização, capacitação, reforço de conteúdo, etc., conforme as necessidades identificadas e lacunas de aprendizado, com avaliação da capacitação, quando aplicável, visando o aprimoramento e desenvolvimento das pessoas.

Anualmente, é realizada a pesquisa de clima organizacional com o objetivo de avaliar a satisfação e condições de trabalho dos funcionários, sendo os resultados analisados como base para ações que promovam melhor clima organizacional.

Diretrizes de Informação Documentada

Os documentos do Sistema de Gestão de Qualidade da HRP Serviços são controlados dentro de necessidades específicas para garantir a evidência do desempenho dos processos, a conformidade dos serviços e/ou resultados e a análise de oportunidades de melhoria dos processos.

As informações documentadas são padronizadas e controladas visando garantir sua consistência, segurança e rastreabilidade, através de fluxo de emissão, revisão, aprovação e publicação, visando direcionar a realização das atividades conforme planejado.

Planejamento e Controles Operacionais

As atividades desenvolvidas na HRP Serviços asseguram que o SGQ esteja conforme os requisitos das normas de gestão aplicáveis e que cada processo entregue as saídas, conforme foco no cliente e suas partes interessadas.

Os processos são planejados e executados conforme a Cadeia de Valor e de acordo com padrão prédefinido em procedimentos documentados, onde são descritas as atividades e estabelecidos os recursos necessários, bem como em conformidade com normas, legislações, portarias e regulamentos aplicáveis.

Os indicadores de monitoramento e medição do processo, bem como suas análises, padronizados em sistema, estão definidos de acordo com as principais atividades desenvolvidas pelos setores e seus objetivos visando o controle operacional.

Os riscos são gerenciados através de mapeamento para identificação, análise, avaliação, controle, prevenção e tratamento dos riscos dos processos, em todos os seus domínios, visando alcançar os resultados pretendidos, mas prevenindo ou reduzindo os efeitos indesejáveis e implementando ações necessárias, preventivas ou corretivas, para garantir a eficácia do processo.

Os produtos e serviços adquiridos são controlados de forma a estabelecer conformidade com os requisitos padronizados pela norma NBR ISO 9001:2015..

O controle das não conformidades e intercorrências de fornecedores é realizado através de registro e gerenciamento de ocorrências em sistema específico, com foco na análise de causas e definição de ações corretivas evitando reincidências de efeitos indesejáveis.

São realizados treinamentos internos e externos visando a aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências com foco na melhoria de desempenho. Os procedimentos são padronizados e gerenciados pela área de Gestão de Pessoas.

Mapeamento de Processos e Acordos Intersetoriais

Os serviços desenvolvidos pela HRP Serviços são fornecidos conforme requisitos acordados com os clientes, considerando o Mapa de Processos com identificação de fornecedores, entradas requeridas, atividades principais desenvolvidas, saídas esperadas e clientes e suas interações, definidos requisitos de entrega ao cliente e orientações de uso.

Projetos Estratégicos

Os projetos estratégicos da organização são estabelecidos e monitorados no Planejamento Estratégico registrados em ata de reunião e acompanhados através de sistema de gestão.

Avaliação de Desempenho – Resultado de Indicadores

Diretrizes de Monitoramento, Análise e Avaliação

O monitoramento do Sistema de Gestão da Qualidade da HRP Serviços é realizado através de indicadores setoriais e sistêmicos gerenciados via sistema, e indicadores estratégicos vinculados ao BSC, visando assegurar a operação e controles eficazes dos processos.

São realizadas análises críticas periódicas para avaliar a melhoria dos processos atrelados com a efetividade desta política.

Satisfação dos Clientes

É mantido um sistema de pesquisa com objetivo de monitorar a satisfação dos clientes/partes interessadas quanto à sua percepção aos seus requisitos, conforme processo de medição e monitoramento da satisfação documentado.

São realizadas pesquisas com os clientes externos, pesquisa anual de clima organizacional e pesquisa de satisfação do cliente interno. O objetivo é formalizar meios de incentivo na declaração de percepção das partes interessadas e verificar o atendimento aos requisitos de entrega de produtos/serviços, permitindo uma análise das oportunidades de melhoria a serem implementadas para adequação das interações entre os processos, condições de trabalho e elevar continuamente o nível dos serviços prestados.

Auditoria Interna do SGQ

Foi estabelecida metodologia para planejamento e realização de Auditorias Internas da Qualidade, com o objetivo de verificar se as atividades e respectivos resultados estão em conformidade com os requisitos das normas implantadas e para determinar a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade da HRP Serviços.

São programadas com base em requisitos aplicáveis a cada setor e executadas por equipe de Auditores Internos capacitados, que são selecionados em função de critérios previamente estabelecidos conforme procedimento sistêmico.

Os resultados das auditorias internas são registrados em Relatório de Auditoria Interna e encaminhados à área de Qualidade para devida análise, acompanhamento de possíveis correções e ações corretivas às eventuais não conformidades identificadas.

Outras auditorias podem ser realizadas na organização com o propósito de monitorar e assegurar o desenvolvimento dos processos, por exemplo, tais como:

Melhoria Contínua

A HRP Serviços busca continuamente melhorar a eficácia de seus processos com base na manutenção e gerenciamento da Política da Qualidade, Objetivos da Qualidade e com acompanhamento dos resultados de auditorias, análise de dados, gestão de riscos, ações corretivas, preventivas e de melhoria.

São planejadas ações preventivas, corretivas e de melhoria, através de ferramenta 5W2H, com cadastro de planos de ação/projetos no sistema Scoreplan, atuando nas causas de resultados desfavoráveis, riscos observados, potenciais não conformidades, para assegurar que os processos alcancem seus resultados pretendidos.

Os resultados das ações podem ocasionar alteração e/ou criação de procedimentos, aplicação de treinamentos, aquisição de novos equipamentos/materiais, adequações nos controles e outras ações necessárias para evitar ou minimizar as repetições de não conformidades de mesma natureza.

CANAL DE COMUNICAÇÃO

Cabe a cada colaborador, ou interessados de uma forma geral, contribuir para que esta política seja efetivamente implementada. A HRP Serviços solicita que eventuais dúvidas sejam comunicadas através do e-mail qualidade@hrpservicos.com.br.

VIGÊNCIA, VALIDADE E REVISÃO

A presente Política passa a vigorar a partir da data de sua homologação e publicação, sendo válida por tempo indeterminado. As atividades aqui descritas podem ser alteradas sem prévio aviso, sendo fornecido a todos os colaboradores uma nova versão do documento a qualquer tempo.

Data: 10 de Julho de 2024

Resp.: Qualidade